Vídeo em HD traz registro histórico de raias gigantes no litoral de SP; assista

Um vídeo em alta definição registrado por mergulhadores mostra quatro raias mantas gigantes, com quase cinco metros de envergadura, no Parcel Dom Pedro II, área da costa brasileira entre as cidades de Mongaguá e Itanhaém, no litoral de São Paulo.

Segundo pesquisadores do projeto Mantas do Brasil, esse é um momento histórico, por ser o primeiro registro da espécie Manta birostris no local. A região é conhecida pela caça submarina.

As aparições de fêmeas da espécie foram registradas desde o último fim de semana. Já na terça-feira (9), o grupo formado por mergulhadores e biólogos identificou um macho, encontrado a cerca de 25 km da costa.

Além das fotos e vídeos dos animais, os oceanógrafos também conseguiram se aproximar e coletar o muco envolto na raia. A substância contém o material genético da espécie e será levada a um laboratório para análise.

Segundo Eric Comin, biólogo do projeto, a imagem em que as nadadeiras da manta aparecem acima da linha da água é inédita no litoral paulista e já foi catalogada. O local reúne uma grande diversidade de vida marinha, mesmo tendo uma formação rochosa submersa, que oferece risco à navegação. Segundo os pesquisadores, por não se tratar de uma área preservada, está sujeita à pesca e à caça submarina.

Expedição na costa do litoral paulista garantiu registro histórico (Foto: Leo Francini/Mantas do Brasil)
Projeto tem apoio da Petrobras e Codesp (Foto: Divulgação/Mantas do Brasil)

>>> LEIA A REPORTAGEM ORIGINAL


Imprimir   Email