O dia começou com o pé na areia, embarcações de pesca artesanal e suas redes de pano de fundo. Lenine foi até Praia Grande, no litoral de São Paulo, para conversar com os pescadores baseados na Boutique de Peixes do Forte, do projeto “Pescador Amigo”.
Através dos pescadores Raimundo, Ivan e Jorginho, as demandas do grupo foram pontuadas não somente pelas melhorias que o projeto traz, mas também pelas dificuldades atuais da pesca com o reflexo dos impactos ao longo dos anos de captura. Com destaque para a evolução da parceria de mais de 15 anos com a bióloga e coordenadora do “Pescador Amigo”, Carolina Bertozzi, trabalho que faz diferença frente aos órgãos competentes e demais instituições que necessitam entender o cotidiano dos pescadores. O cantautor conheceu ainda a Sala de Educação Ambiental e encantou-se com as curiosidades da vida das Toninhas, uma espécie sensível aos impactos da atividade pesqueira e que hoje tem toda atenção a sua preservação por parte do pescadores.
Depois foi a vez de visitar a Escola Martins Fontes, no Morro da Penha, para assistir a aula inaugural do Projeto de Educação Ambiental do Mantas do Brasil. A partir de abril, mais de 30 mil alunos das escolas de Santos receberão aulas sobre educação ambiental e biodiversidade no mar. Com um auditório cheio de pequenos curiosos e Venuzia Nascimento, da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), o coordenador Guilherme Kodja falou sobre as belezas da Laje de Santos e a importância da preservação de espécies como a raia-manta.